Tuesday 17 June 2008

Ao trabalho!

Em Londres nao falta trabalho. Esta eh uma grande verdade.
Basta querer trabalhar. Talvez este seja o principal motivo que faz com que pessoas de todas as partes do mundo venham para ca em busca de melhores condicoes de vida.
Mas existem os empregos e os trabalhos. Os empregos sao para os ingleses e, quando muito, para os estrangeiros que tem indicacoes fortes dentro de uma empresa ou que estao aqui ha um bom tempo e consolidaram uma carreira.
Ja os trabalhos sao para os imigrantes. Londres eh uma cidade infestada de fast foods, cafes, restaurantes e lojas de todo tipo, mas nenhum ingles se presta ao servico no comercio. Essas vagas sao destinadas a quem vem de fora. E sao vagas preenchidas diariamente, que nao param de crescer. Sendo assim, os estabelecimentos comerciais sao recheados de indianos, coreanos, turcos, paquistaneses e, claro, brasileiros, entre outros povos. Sao eles que atendem os ingleses.
Antes de continuar, acho que vale a observacao de que os ingleses nao sao trabalhadores. Pelo contrario, trabalham muito pouco. Muitos deles trabalham apenas alguns dias na semana, soh para fazer algum dinheiro.
Tambem nao sao de trabalhar muitas horas por dia, muito menos de fazer horas extras. A pontualidade eh literalmente britanica na hora de encerrar o expediente. Por isso, nao eh dificil encontrar Pubs lotados de ingleses em um dia de semana a tarde.
A sorte deles eh que este eh um pais rico. Uma riqueza que vem de seculos e que nao dependeu do suor do seu povo. Eh um pais com uma moeda muito valorizada e uma economia bastante forte.
Enfim, voltando...
Ha alguns dias iniciei minha busca por um emprego "secundario", afinal, nao posso correr o risco de ficar no aperto. Alem disso, o custo de vida aqui eh bem alto e eu tambem preciso pagar para morar em outro lugar a partir do mes que vem.
Ai o que acontece...de nada adianta ser formada em Jornalismo, ter alguns anos de experiencia em empregos bons, cursos e conhecimentos diversos. Ao contrario, isso atrapalha. Afinal, nao se pode ser qualificada demais para fazer um trabalho bracal.
Solucao? Forjar um curriculo "menos favorecido". E ai foi com dor no coracao que apaguei minha formacao e minhas experiencias anteriores. No lugar, entram empregos inventados de garconete, assistente de vendas e por ai vai...
Nao tem jeito. Para quem vem de fora poder trabalhar tem que ser assim.
Fui, entao, a selecao para vagas no Mc Donald's. Uma multidao de pessoas das mais diversas origens, com predominio de indianos e paquistaneses.
Preencho o formulario, mostro o passaporte e aguardo na fila para a entrevista que acontece na mesma hora.
Eis que um dos entrevistadores me chama, trocamos algumas palavras, ele fica surpreso por eu ser brasileira e jah falar bem ingles, e me manda para uma outra loja para conversar com o gerente.
Chegando lah, apos as formalidades, ele diz nao acreditar que estou aqui ha uma semana, pois meu ingles eh muito melhor em comparacao ao das pessoas que ele entrevista.
Ai ele me pergunta porque quero trabalhar no Mc...encho a bola da empresa, falo algumas abobrinhas, quando ele me interrompe e pergunta o que eu fazia no Brasil...
Respondo que era jornalista...
Ele cai na risada e diz:
- Eu sabia! Vc soh podia ter uma boa educacao para falar e se expressar tao bem...Vc tem certeza de que esse emprego eh para vc? Vc sabe que este eh um restaurante fast food com gente de todo o tipo e que vc pode entrar em conflito com o que fazia no Brasil?
Digo que sim. Certeza eu nao tenho, mas vim para Londres sem nada programado, com o objetivo de mudar e fazer algo completamente diferente do que jah havia feito na vida.
Ele sorriu e disse que me daria a vaga, afinal, eu era uma jornalista e entao me daria bem atendendo os clientes...rs
Eh um trabalho pesado, eu sei. Mas de alguma forma vai ser valido como uma experiencia e acredito que possa tirar disso um grande apredizado - nao soh profissional.
Ainda nao sei quando comeco. Esta semana terei treinamento e depois volto para falar com o gerente.
De qualquer forma, eh bom ter a seguranca de um trabalho aqui, o que me tranquiliza para sair da casa de familia onde estou e buscar outro lugar para morar.
Manterei todos informados sobre os proximos acontecimentos!
Bjo grande!

10 comments:

Vívian Soares said...

Que delícia, Vi!
Vai ser duro, mas aposto que será divertido! Boa sorte, boa sorte, boa sorte!!!

Denise said...

Vi!!!!!
Boa sorte nessa nova empreitada...tenha mta força que td vai dar certo!!!
Bjos amiga!!!!
Te amo...saudades

Unknown said...

Vica, me manda um número 1!!!
Beijos

Unknown said...

Apesar de ter ouvido por telefone essas últimas notícias hoje, logo cedo, é legal ter aqui o registro pra ler quando sentir saudade.
Vi, esse blog poderia virar um livro após sua volta, acho que seria interessante (o blog seria o resumo do que pode ser escrito)...fica a sugestão
Beijos

Fernanda Bortoletto said...

Viiii, qdo eu era pequena meu sonho era trabalhar no MC, hahahaha! Descobre os segredos pra quando voltar meus hamburgers ficarem mais gostosos!!! Good luck!! xoxo

Anonymous said...

Vi,
Boa sorte, amiga!
Tenho certeza que sera um grande desafio...mas vc consegue! :)

Estou de acordo com o seu pai. O blog pode virar um livro quando vc voltar para o Brasil.
Eu estou adorando ler tudoo! rs
TE amo, amiga
Se cuida

Anonymous said...

Aaaaaaaaaaaah estou tao orgulha de vc! :) :) :)

Anonymous said...

Olha só, vai trabalhar no meu ex-criente!
Bom, o que posso dizer é que apesar da correria, sempre que conversei com atendentes, eles me contaram altas histórias e diziam amar o serviço - mesmo sem saber que eu era assessora de imprensa!! rs
Apesar de ser um trabalho duro, vai ser muito legal, eu aposto!
Boa sorte Bibiannnnnnnnnn!!!
Bjusssss

Vivian said...

Saudades, linda!!! Sabia que vc ia arrumar emprego rapidinho!
Ti adoro muito!

bj

Unknown said...

Vi...

É isso aí, normal o trabalho braçal para estrangeiros em todos os países (isso só não acontece no Brasil mesmo.. rs)

Capacidade tu tens e muita, vc sabe disso. Aproveita essas pequenas chances que a gente cresce muito. Atender o publico não é fácil (eu que o diga, rs) mas é compensador pelo aprendizado

Bjaum

PS tua avó está te mandando muitos bjus