Monday 29 September 2008

Mind the gap!

Estou ha quase quatro meses em terras inglesas e acho que esta mais do que na hora de dedicar um post exclusivamente ao metro londrino.
O metro de Londres eh mais do que um mero meio de transporte...ele chega a ser uma instituicao!
Mais conhecido como London Underground ou Tube, eh o sistema de metro mais antigo do mundo e tambem o que tem a rota mais longa. Entrou em funcionamento em 1863 com a linha Metropolitan, de onde surgiu o termo "metro". Mas, apesar do nome Underground (subterraneo), cerca de 55% da rede possui os trilhos acima do solo.
Hoje, as 11 linhas disponiveis levam a qualquer lugar da cidade, de um canto a outro, e o mapa impresso disponivel em todas as estacoes eh um item fundamental para sobrevivencia em Londres!
Utilizado por todas as classes, etnias, idades e tipos de pessoas, o metro de Londres eh um meio de transporte eficaz, rapido e barato. Com um unico cartao, carregado semanalmente, eh possivel utilizar metro, trens e onibus diversas vezes ao dia sem pagar nada a mais por isso.
Por ser o mais antigo do mundo, a maioria das estacoes sao velhas e, muitas vezes, feias...mas isso chega a dar um certo charme! Atualmente, praticamente todas as linhas estao passando por reformas, o que implica em fechamento de estacoes nos finais de semana e a noite...em algumas delas, jah eh possivel ver os resultados da modernizacao.
O metro londrino conta ainda com o "mito" de ser mal-assombrado, afinal, dizem que existem muitos corpos enterrados por la...vai saber! Se eh mal-assombrado eu nao sei, mas que existe uma populacao imensa de ratos vivendo entre os trilhos, todo mundo jah constatou!
Outra caracteristica marcante do Tube eh a famosa frase "Mind the gap" (cuidado com o vao). Pra quem vem de Sao Paulo, o tal vao ao qual eles se referem eh minimo e chega a ser irritante a quantidade de vezes que eles repetem: Please, mind the gap!
O símbolo do Tube - um anel vermelho cortado por uma tarja azul horizontal - tambem virou um icone mundial e hoje estampa os mais diversos souvenirs, entre eles, camisetas, toalhas, copos, chaveiros...
O metro londrino tambem tem o seu lado cultural. Diariamente, nos deparamos com artistas amadores tendo os seus 15 minutos de fama. As estacoes mais movimentadas possuem, inclusive, um "mini-palco" onde cantores se revesam para mostrar sua musica, vender seus CDs e ainda garantir umas moedinhas... os estilos sao os mais variados e incluem rock, jazz, blues, instrumental e ateh samba!
Agora uma curiosidade que, nos meus primeiros dias em Londres, me chamou muita atencao...os cachorros londrinos tem direito ao transporte publico tambem! Devidamente encoleirados e levados pelos seus donos, eles aguardam na plataforma, entram no trem e seguem viagem sentadinhos no meio da multidao. Por isso, se vier a Londres, nao se assuste ao dividir espaco com um pit bull no seu trajeto para o trabalho!
Ateh a proxima, pessoal!

2 comments:

Denise said...

Ahhhhhh adorei esse post amiga!
Eu ja tinha ouvido falar que ele era bem famoso o metro de Londres, mas nada com vc o descrevendo...ai deve ser mto bom, confesso que minha vontade de ir conhecer londres aumenta a cada dia....
bjao

Vívian Soares said...

Momento cultural:
pra ser um artista que toca no metrô e se beneficiar dos trocados dos passantes, é preciso ser "aprovado" por uma banca de músicos profissionais que concedem a autorização pra tocar no Tube!

Beijos, Vivs, saudade de vc.