Saturday 28 June 2008

Quem disse que seria facil?

Tenho uma amiga que confessou sempre querer trabalhar no Mc Donald's quando crianca...acho que, talvez, quando pequenos todos nos jah tivemos aquela vontade de ficar apertando as teclas de um caixa...rs
Ai a gente cresce, as ambicoes mudam e, dificilmente, trabalhar numa rede de fast food faz parte dos nossos desejos.
Mas esse mundo da voltas e nunca podemos imaginar onde estaremos e o que ainda vamos fazer nessa vida.
Depois de 3 dias no Mc Donald's, posso dizer com toda certeza que nao eh nada facil. Eh um trabalho pesado e bem ingrato, na realidade. Trabalho este que, jah no segundo dia, me fez quase desistir.
Mas depois, quando parei para pensar friamente, conclui que um desafio nunca vem sozinho. Viver em Londres siginifica tambem se sujeitar a esse tipo de trabalho e a uma vida totalmente diferente do que estava acostumada.
Enfim...como acontece em muitos empregos, a correria e falta de mais pessoas trabalhando fazem com que o tal treinamento necessario para qualquer pessoa nova que comeca seja uma lenda. E ai vc eh mandada direto pra linha de frente sem ter a menor nocao do que tem que fazer... Isso, claro, foi o que aconteceu comigo.
Horario de almoco, Mc Donald's bombando, pessoas com pressa e uma fila que nao para de crescer.
Alem de ficar no caixa, eh preciso "preparar" os pedidos dos clientes, o que inclui: fritar batatas, encher copos, preparar sorvetes e montar as bandejas. Tudo ao mesmo tempo e agora!
Obviamente, nao pude deixar de fazer algumas trapalhadas, do tipo: colocar o copo para encher e esquecer de apertar o botao para parar, derramando tudo...tentar fazer uma casquinha e o sorvete simplesmente desmoronar...apertar o botao errado do milkshake e tomar um banho de baunilha, tendo que correr para o banheiro...dar o troco errado e ouvir reclamacao...entender o pedido errado e aguentar cara feia e cochichos...alias, as vezes tenho vontade de pedir para eles desenharem o pedido. Oh gente que nao sabe falar!
O primeiro dia me deixou quebrada - literalmente! Como se nao bastassem todos esses pequenos "acidentes", alem do cansaco fisico e mental, vivenciei uma cena tipica de desenho animado... tomei um tombo dos mais absurdos no meio da cozinha...comecei a cair e nao parei mais, levando tudo que tinha pela frente. Resultado: um braco machucado e uma canela destruida...seria comico se nao fosse tragico!
No segundo dia, em meio a tanta pressao e sem contar com a ajuda que precisava para aprender, tive um surto e cheguei a falar para o gerente que eu nao iria mais...
Depois, esfriando a cabeca, ele me convenceu a ficar. O gerente, um africano, tem sido muito bacana comigo, por sinal.
Nao quero desistir assim no comeco. Por mais dificil que seja, tenho em mente que vim para viver uma coisa nova. Como jah comentei, aqui nao da pra escolher trabalho...o custo de vida eh muito caro e eh preciso se manter. Nessas horas, eh preciso agir racionalmente...se deixar a emocao falar mais alto, vc nao segue adiante.
E assim eu vou seguindo um dia apos o outro por aqui...aprendendo, superando, crescendo...
Depois dessa "crise" do segundo dia, as coisas melhoraram e ontem tive um dia de trabalho melhor...coloquei na minha cabeca que jah superei desafios profissionais muito maiores do que esse e nao vai ser o Mc Donald's que vai me fazer desistir! Afinal, tudo isso aqui eh temporario!
No geral, hoje jah me sinto bem melhor em comparacao a primeira semana em que cheguei. Eh como tanto falam: soh o tempo!
Bom, aproveito esse post para me desculpar pela demora para responder e-mails, scraps e tudo mais... Tambem por nao conseguir dar a atencao merecida a todos. Sei que estou em falta, mas infelizmente dependo de lan house e nao posso gastar minhas preciosas libras com isso agora...rs
Gostaria de poder ficar mais tempo na net, sem duvida!
Essa semana estou correndo atras de outro lugar para morar pq preciso me mudar no proximo sabado. Jah esta quase tudo certo para eu ir para uma casa e, assim que me estabelecer, espero ter mais tempo para todos!
Mando noticias sobre a mudanca o quanto antes, prometo!
Bjo grande!

Sunday 22 June 2008

Little by little

Dizem que levamos cerca de 3 meses para nos acostumarmos com um novo pais. As diferencas sao muitas, as novidades sao incontaveis e pode-se dizer que praticamente comecamos uma nova vida do zero. Eh preciso aprender tudo novamente, de uma forma diferente.
Acho que isso fica ainda mais dificil quando nos mantemos ligados ao que ficou no Brasil...
Realmente, soh o passar do tempo pode nos ajudar a se adaptar por completo.
E pouco a pouco estou me empenhando em viver essa nova vida, com todas as suas peculiaridades, curiosidades e desafios.
Sexta-feira sai pela primeira vez na "noite de Londres". Noite que ferve! As ruas ficam tomadas de pessoas circulando de um lado para o outro, filas quilometricas ocupam as calcadas para se entrar nos lugares mais concorridos e, claro, as pessoas bebem - e bebem muito! Seja onde for, ateh mesmo em pe nas calcadas!
Pra manter a tradicao, fomos (eu, a Davi, o Daniel e o nosso novo amigo tb brasileiro, o Marcos) a um Pub bem bacaninha. Lotado, claro.
Foi lah que tomei minhas primeiras "pints" (a cerveja aqui eh servida num copo de cerca de meio litro, chamado pint).
Dez horas da noite e ainda era dia lah fora - podem acreditar! Eh incrivel...nesse periodo de verao, anoitece as 10 da noite e amanhece as 4 da manha...
Bom, saindo de lah, fomos a uma baladinha bem divertida, chamada O'Neils. Musica boa, pessoas animadas se acabando de dancar e campeonato de futebol no telao. Como todos dependiamos de metro, nao ficamos muito, mas valeu a pena!
Sabado foi um dia chuvoso e frio. Na verdade, todos os dias aqui sao cinzentos...raramente se ve o sol...e isso eh ruim! Que saudades do ceu azul de todo dia...rs
A solucao foi conhecer mais um museu. Dessa vez, o Museu de Historia Natural (Natural History Museum). O local conta com uma fascinante colecao de dinossauros, fosseis, meteoritos, pedras...enfim, tudo que estah relacionado a formacao da vida na Terra.
Depois, hora de explorar a fantastica Oxford Street - uma perdicao para os consumistas!
Jah fiz algumas comprinhas, mas tenho tentado me controlar... Sao tantas opcoes de lojas, roupas e todo tipo de coisa a precos tao atrativos que eh preciso cuidado para nao sair comprando tudo que se ve pela frente....rs
E olha que os ingleses compram muito! Sao consumistas compulsivos e vivem com sacolinhas na mao. Pra quem ganha em Libras eh mais facil, neh...rs
Hoje fui ao Palacio de Buckingham, residencia oficial da rainha, para ver a tradicional troca da guarda. Apesar de nao ter conseguido ver muita coisa pq o lugar estava abarrotado de turistas, foi legar ver toda aquela cerimonia, aquela coisa ensaiada e certinha... Mas ainda quero voltar lah num outro dia menos tumultuado.
Depois fui conhecer a Saint Paul's Cathedral, uma igreja linda e das mais antigas do mundo, que foi reconstruida apos a Segunda Guerra.
No mais, comeco no Mc Donald's na quarta-feira e, gracas a Deus, vou trabalhar no caixa. Estava morrendo de medo de me colocarem pra limprar banheiros...rsrs
Espero que de tudo certo mas, pra ajudar, torcam por mim!
Escrevo depois contando como foi!
Por hoje eh soh, mas jah aviso que nao tirei fotos do Pub e da baladinha pq fomos direto depois da aula e eu estava sem minha camera, mas as outras estao no Orkut.
Bjos com saudades!
PS: Musica que deu nome ao post: "Little by little", Oasis

Thursday 19 June 2008

Do avesso

Os ingleses sao do avesso. A cada novo dia que passo aqui, percebo o quanto fazem questao de ser diferentes do resto do mundo. E vou alem: eles nao sao nada praticos...
Os tais "foras" que comentei no primeiro post na verdade sao situacoes curiosas, resultado de tantas diferencas de costumes, habitos e cultura.
Pra nao dizer que nao paguei nenhum mico, no dia em que cheguei havia um motorista da escola me esperando no aeroporto. Fomos ate o estacionamento e eu, sem nem pensar, fiquei tentando entrar pela porta dianteira que, no Brasil, seria do passageiro... O motorista, parado atras de mim, logo se irritou e disse:
- Aqui este eh o lado do motorista!
Mas acho que mereco um desconto depois de mais de 12h de voo...rs
Ainda nao me acostumei a olhar pro lado certo ao atravessar a rua... Esses dias, quase fui atropelada e tomei um baita susto! Mas nao aconteceu nada...com o tempo eu aprendo!
Agora, o que mais me intriga eh a questao de lavar a roupa. Aqui, o unico objeto utilizado para esse fim eh a maquina de lavar que, por sinal, fica na cozinha, no meio do fogao e da geladeira...
Eles nunca ouviram falar em area de servico, varal, muito menos em tanque! Jogam tudo na maquina e deixam as roupas secando pela casa - praticamente um cortico!
Na casa onde estou, pelo menos, nem secadora tem... Ai o meu quarto vira um varal... Soh rindo pra nao chorar....rs
Quando eu digo que eles nao sao praticos, uma das razoes eh que Londres foi preparada para o clima frio. Nao ha a menor estrutura para o calor.
Por exemplo, o transporte publico quase nao tem ventilacao, as janelas nas casas sao minimas, ha carpete por toda a casa - inclusive no banheiro!!! Alias, no banheiro de casa nem janela tem. Isso ateh foi motivo de uma das broncas que levei da velha chata... Existe tipo um exaustor dentro do banheiro. Um pequeno quadrado com uma cordinha que vc puxa para ventilar o banheiro... A "senhora" veio reclamar que eu nunca ligava o tal exaustor... Talvez se ela tivesse me explicado antes, seria mais facil... Mas jah desencanei dela...logo mais saio de lah.
Outra "nao-praticidade" eh que aqui os interruptores para acender as luzes ficam do lado de fora do banheiro...nao me perguntem pq!
Essas sao soh algumas das esquisitices que encontrei por aqui... E tenho certeza de que tem muito mais por vir...rs
Ateh a proxima!

Tuesday 17 June 2008

Ao trabalho!

Em Londres nao falta trabalho. Esta eh uma grande verdade.
Basta querer trabalhar. Talvez este seja o principal motivo que faz com que pessoas de todas as partes do mundo venham para ca em busca de melhores condicoes de vida.
Mas existem os empregos e os trabalhos. Os empregos sao para os ingleses e, quando muito, para os estrangeiros que tem indicacoes fortes dentro de uma empresa ou que estao aqui ha um bom tempo e consolidaram uma carreira.
Ja os trabalhos sao para os imigrantes. Londres eh uma cidade infestada de fast foods, cafes, restaurantes e lojas de todo tipo, mas nenhum ingles se presta ao servico no comercio. Essas vagas sao destinadas a quem vem de fora. E sao vagas preenchidas diariamente, que nao param de crescer. Sendo assim, os estabelecimentos comerciais sao recheados de indianos, coreanos, turcos, paquistaneses e, claro, brasileiros, entre outros povos. Sao eles que atendem os ingleses.
Antes de continuar, acho que vale a observacao de que os ingleses nao sao trabalhadores. Pelo contrario, trabalham muito pouco. Muitos deles trabalham apenas alguns dias na semana, soh para fazer algum dinheiro.
Tambem nao sao de trabalhar muitas horas por dia, muito menos de fazer horas extras. A pontualidade eh literalmente britanica na hora de encerrar o expediente. Por isso, nao eh dificil encontrar Pubs lotados de ingleses em um dia de semana a tarde.
A sorte deles eh que este eh um pais rico. Uma riqueza que vem de seculos e que nao dependeu do suor do seu povo. Eh um pais com uma moeda muito valorizada e uma economia bastante forte.
Enfim, voltando...
Ha alguns dias iniciei minha busca por um emprego "secundario", afinal, nao posso correr o risco de ficar no aperto. Alem disso, o custo de vida aqui eh bem alto e eu tambem preciso pagar para morar em outro lugar a partir do mes que vem.
Ai o que acontece...de nada adianta ser formada em Jornalismo, ter alguns anos de experiencia em empregos bons, cursos e conhecimentos diversos. Ao contrario, isso atrapalha. Afinal, nao se pode ser qualificada demais para fazer um trabalho bracal.
Solucao? Forjar um curriculo "menos favorecido". E ai foi com dor no coracao que apaguei minha formacao e minhas experiencias anteriores. No lugar, entram empregos inventados de garconete, assistente de vendas e por ai vai...
Nao tem jeito. Para quem vem de fora poder trabalhar tem que ser assim.
Fui, entao, a selecao para vagas no Mc Donald's. Uma multidao de pessoas das mais diversas origens, com predominio de indianos e paquistaneses.
Preencho o formulario, mostro o passaporte e aguardo na fila para a entrevista que acontece na mesma hora.
Eis que um dos entrevistadores me chama, trocamos algumas palavras, ele fica surpreso por eu ser brasileira e jah falar bem ingles, e me manda para uma outra loja para conversar com o gerente.
Chegando lah, apos as formalidades, ele diz nao acreditar que estou aqui ha uma semana, pois meu ingles eh muito melhor em comparacao ao das pessoas que ele entrevista.
Ai ele me pergunta porque quero trabalhar no Mc...encho a bola da empresa, falo algumas abobrinhas, quando ele me interrompe e pergunta o que eu fazia no Brasil...
Respondo que era jornalista...
Ele cai na risada e diz:
- Eu sabia! Vc soh podia ter uma boa educacao para falar e se expressar tao bem...Vc tem certeza de que esse emprego eh para vc? Vc sabe que este eh um restaurante fast food com gente de todo o tipo e que vc pode entrar em conflito com o que fazia no Brasil?
Digo que sim. Certeza eu nao tenho, mas vim para Londres sem nada programado, com o objetivo de mudar e fazer algo completamente diferente do que jah havia feito na vida.
Ele sorriu e disse que me daria a vaga, afinal, eu era uma jornalista e entao me daria bem atendendo os clientes...rs
Eh um trabalho pesado, eu sei. Mas de alguma forma vai ser valido como uma experiencia e acredito que possa tirar disso um grande apredizado - nao soh profissional.
Ainda nao sei quando comeco. Esta semana terei treinamento e depois volto para falar com o gerente.
De qualquer forma, eh bom ter a seguranca de um trabalho aqui, o que me tranquiliza para sair da casa de familia onde estou e buscar outro lugar para morar.
Manterei todos informados sobre os proximos acontecimentos!
Bjo grande!

Sunday 15 June 2008

Primeiro final de semana londrino

Pessoal,
Antes de mais nada, SUPER OBRIGADA pelos e-mails, comentarios no blog e milhares de palavras de carinho...talvez vcs nao saibam, mas esse tipo de coisa da uma baita forca pra quem esta aqui :)
Bom, uma semana apos minha chegada, tive meu primeiro final de semana completo em Londres. E posso dizer, para a tranquilidade de todos, que estou bem melhor jah!
Eh como dizem, soh o tempo pra fazer a gente se sentir melhor.
Ontem fui a Oxford com o pessoal da escola e com a minha primeira amiga daqui - a Davi, brasileira. A cidade eh super charmosa, bonita e transpira historia!
Eh uma cidade pequena, universitaria, com diversos museus e igrejas imponentes. Tudo extremamente conservado!
Lah estao concentradas 35 faculdades, que constituem a Universidade de Oxford. Neste final de semana, por acaso, os alunos estavam encerrando as aulas, entao, estavam em festa. Muita comemoracao pelas ruas, muita bebedeira (rsrs) e varios preparativos pras formaturas.
O local que mais chama a atencao eh a Christ Church College, maior faculdade em Oxford e que inclui a Oxford`s Cathedral. Um lugar lindo!
Foi lah que Lewis Carroll se inspirou para criar "Alice no pais das maravilhas". O autor, que era professor de matematica na faculdade em questao, criou a personagem Alice inspirada na filha do inspetor de alunos que, por sua vez, ganhou o papel de coelho na historia!
Nesta mesma faculdade tambem foi filmado "Harry Potter".
Hoje fui fazer divesos passeios de turista pela cidade, junto com a Davi e com o nosso novo amigo brasileiro, o Daniel (mais um!).
Fomos a Piccadilly Circus, a National Gallery (que reune inumeros quadros e pinturas), ao Big Ben (o famoso) e ao Hyde Park, o maior parque daqui, que eh encantador!
O tempo ajudou e, apesar de frio, fez sol o dia todo.
Foi bem divertido e finalmente me senti parte dessa cidade!!
Todas as fotos estao no Orkut, ok??
Para os que nao tem Orkut, vou tentar colocar todas as fotos num daqueles albuns virtuais...por enquanto, tenham paciencia pq dependo de lan houses (rs).
Fico por aqui hoje e prometo escrever em breve!
Muitas saudades de todos!!!
Bjo grande!

Friday 13 June 2008

Estreia

Chegou a hora de estrear um diario de bordo dessa minha ideia maluca - pelo menos ateh agora - de vir pro Velho Mundo completamente sozinha...
A saudade eh grande demais e realmente nao eh nada facil fazer uma coisa dessas...tem que querer muito e ser muito forte pra nao largar tudo e voltar pra tras!
Mas, agradeco todos os dias pelas pessoas valiosas que deixei no Brasil! Cada um a seu modo estah torcendo por mim e me desejando forca de todas as formas possiveis para que eu nao desista...e eu nao quero desaponta-los!
Super obrigada pela torcida e pelas milhares palavras de carinho e conforto...vcs nao devem imaginar, mas isso ajuda muito!
E pouco a pouco as coisas vao comecando a se tornar um pouco mais familiares...nao posso dizer ainda que me acostumei, afinal se passou apenas uma semana, mas acho que estou comecando a conhecer aquela famosa "montanha russa de sentimentos" de que tanto falam. Tem dias que a gente acorda bem, animada e disposta a enfrentar o novo...em pouco tempo, bate aquela tristeza e eh preciso lutar pra nao deixar a depressao te vencer...
Enfim...mas deixando isso de lado por enquanto, a ideia eh deixar todos por dentro do que acontece por aqui.
Agora que as aulas comecaram, me sinto um pouco melhor por estar em contato com outras pessoas diariamente. Jah fiz uma primeira amiga (brasileira, logico) e jah tomei a iniciativa de desbravar alguns lugares sozinha mesmo.
Aqui todos sao muito frios e distantes. Isso eu jah sabia antes de vir, mas quando vc eh tratada secamente "ao vivo" eh que cai a ficha! E ai vc tem a certeza de que nao existe povo como o brasileiro e o Brasil eh o melhor pais pra se viver, independente dos problemas que tem.
Alem da saudade, jah estou contando os dias pra acabar minha estada na casa de familia. A "senhora" nao eh tao legal quanto parecia. Eh bem chata, na verdade. Cheia de regras e frescuras, mas o pior eh que ela ignora minha presenca na casa e isso eh bem chato. Me sinto mal quando estou lah. Ateh tentei me aproximar, mas vi que ela nao quer papo...Azar (dela)!
Com isso, jah estou comecando a procurar outros lugares e espero que esse mes passe bem rapido!
A escola eh boa e as aulas sao legais - com excecao do professor que eh praticamente a reencarnacao do Jim Morrisson... Olha, eu bem que podia dar um treinamento a ele sobre como dar uma aula mais dinamica...o cara eh mega desencanado e desleixado...tenho certeza de que nao prepara as aulas!
Fora isso, a escola eh cheia de braisleiros. Soh na minha sala, sao sete brasileiros, um equatoriano, uma colombiana e uma turca...
Na verdade, Londres eh infestada de brasileiros e indianos em massa...Todo estabelecimento comercial tem indianos trabalhando.
O centro eh bem diferente dos bairros residenciais. Eh lah que se sabe que esta em Londres. As vezes, chega a a lembrar Sao Paulo, mas bem mais limpa, organizada e com pessoas civilizadas. As pessoas, por sinal, sao das mais variadas. Aqui ninguem liga se vao reparar na sua roupa bizarra, no seu cabelo multicolorido ou ateh na sua falta de roupa. Eh possivel ver milhares de estilos diferentes circulando juntos.
Por falar em circular, o metro eh otimo. Serve toda a cidade, eh moderno, confortavel e, num unico dia, vc pode entrar e sair e ir a diversos lugares quantas vezes quiser pagando uma unica passagem.
Aqui, as coisas funconam de verdade e eh tudo certinho ao extremo!
Bom, acho que pra um primeiro post tah bom...logo falarei das diferencas que fazem a gente pagar micos (eu, logico, jah paguei varios). Entre elas, o sentido contrario dos carros nas ruas. Nao eh por acaso que o numero de brasileiros atropelados aqui eh alto...
Fico por aqui e prometo nao demorar para escrever de novo!
Amanha vou fazer uma viagem a Oxford com a escola...escrevo e coloco fotos assim que possivel!
Saudades de todos!